Definir processos rápidos pode te fazer prosperar muito mais

Categoria: blog-pt
Publicado: Terça, 19 Julho 2016

Blog1907

 

Em tempos tão corridos como os de agora, criar e estabelecer processos rápidos e flexíveis para desenvolver e implementar novas aplicações de negócios tornou-se essencial. Neste cenário, agilidade e inovação são pensamentos que têm de começar desde o CIO. Para traçar as estratégias da sua empresa, uma boa dica é abraçar três palavras-chave: defina-desenhe-construa. Quer entender melhor? Veja abaixo!

O passo “defina” leva de duas a seis semanas e custa de 5% a 10% do orçamento total do projeto. O “desenhe” pode durar de um a três meses e custar de 15% a 30% do orçamento. A fase final, “construa”, toma de dois a seus meses e consome entre 60% e 80% do orçamento. Você pode se perguntar como sei o cronograma sem conhecer cada projeto. A resposta é: esse é o tempo disponível se você realmente pretende ser ágil.

Da mesma forma, sei que o desenho do projeto vai custar de 15% a 30% do budget porque, se for gasto mais que isso, algo muito complexo está sendo desenvolvido. Projetos mais caros vão levar mais tempo que três meses para serem desenhados e, assim, tempo demais para serem concluídos. Em suma, se o trabalho não puder atender a esses requisitos, pare o projeto. Seja lá o que está sendo feito, não é nem inovador e nem rápido.

A princípio, as pessoas podem achar que adotar um processo assim é estar pedindo demais e de não serem razoáveis. Mas não desanime: é possível – equipes de TI podem alcançar altos níveis de performance. Dê às pessoas o treinamento que elas precisam e as oportunidades de aprender fazendo, mas não baixe padrões ou amplie prazos.

Fonte: http://goo.gl/ZwWERy

Dicas para produzir um código bonitão

Categoria: blog-pt
Publicado: Quinta, 14 Julho 2016

Blogbonito

 

Programar é uma arte e, pode acreditar, qualquer código criado é como uma verdadeira pintura. A diferença, claro, é que além da beleza, todo programador trabalha também desenvolvendo funcionalidades para atender expectativas.

E para que esta tarefa seja agradável e gratificante, motivando o profissional a desenvolver a melhor solução com as melhores técnicas, é necessário escrever códigos BONITOS! Não só pela facilidade de interpretação e manutenção, mas também porque isso permite que nada o estrague. Para te ajudar a entender como identificar um código bonito de um “feio”, elaboramos algumas regrinhas. Veja só!

 

Usabilidade: um software implementado com código bonito se torna amigo do usuário. É capaz de estender a mão para um novato e conduzi-lo até o objetivo - ou até antecipar as necessidades e fornecer orientações conforme necessário. Nada de ambiguidades, confusões ou complicações. Pense em tratamentos de exceções, mensagens informativas e cubra o maior número possível de cenários. Além disso, facilite a interface gráfica para não confundir o usuário com tantas opções.

 

Integridade: um código bonito apresenta uma solução plausível para o problema e não traz “surpresas” para outros desenvolvedores. Quanto mais íntegro, menores serão as manutenções no código, salvo quando houver mudanças na regra de negócio. Um fato importante sobre integridade do código é a equivalência ao baixo acoplamento. Mesmo quando classes ou módulos acoplados forem alterados, o impacto no código íntegro será mínimo.

 

Inovação: conceitos da Engenharia de Software são sempre bem-vindos em um código bonito, como, por exemplo, Design Patterns. A iniciativa de encontrar práticas consolidadas no mercado para codificar soluções é uma forma de inovação e pode abrir várias oportunidades para sofisticar a arquitetura. Nesse item, também vale ressaltar as ações para aprimorar a produtividade dos usuários, como atalhos, novos relatórios ou novas formas de utilização das funcionalidades.

 

Simplicidade: por fim, um código bonito é simples e não faz mais do que deve fazer, como também não assume responsabilidades alheias.

 

 

Fonte: https://goo.gl/4s067v

Saiba quais são os benefícios de escritórios virtuais para profissionais de TI

Categoria: blog-pt
Publicado: Sexta, 08 Julho 2016

Bloghj

 

Muito requisitados no mercado brasileiro, os profissionais de TI tornaram-se essenciais neste mundo cada vez mais digital – é o que aponta uma pesquisa feita pela SolarWinds, na qual 69% dos usuários de computadores de uma empresa entrevistada reconheceram a necessidade destes capacitados. 

Mas para tornar a vida destes trabalhadores muito mais prática e funcional, já que a rotina da área inclui visitar diariamente diversos de seus clientes, algumas estratégicas podem trazer benefícios.

Excelente saída para quem está iniciando uma carreira e pretende atuar de maneira autônoma, os escritórios virtuais fazem brilhar os olhos de jovens empreendedores. Com preços acessíveis, eles nada deixam a desejar quando o assunto é infraestrutura e oferecem diferenciais como Wi-Fi, suporte técnico, atendimento bilíngue, a possibilidade de um endereço comercial e fiscal, salas de locação esporádica, conforto para clientes e prestadores de serviços, além de ótima alternativa para reduzir custos – sendo, portanto, uma decisão inteligente para que essas microempresas possam investir com maior capital em outras necessidades.

 

Por isso, se você anda pensando muito em virar o seu próprio patrão, essa pode ser a sua saída! Que tal?

 

Fonte: https://goo.gl/ZzbTzk

Conheça algumas ferramentas para melhorar sua habilidade em programação

Categoria: blog-pt
Publicado: Terça, 12 Julho 2016

Blogtres

 

Entre as áreas que mais crescem no mercado de trabalho brasileiro, a Tecnologia da Informação vem oferecendo infinitas oportunidades para quem a abraça. E dentro deste cenário, saber codificar é uma das aptidões mais úteis atualmente. 

Com o crescimento do número de vagas de emprego nas áreas de Ciência da Computação, desenvolvimento de sistemas e áreas afins, tornou-se cada vez mais importante que programadores estejam constantemente aprimorando suas competências para se destacar no mercado.

Para ajuda-los nesta missão, separamos três sites dedicados a aperfeiçoar seus talentos. Confira alguns deles abaixo! 

 

Livecoding.tv

É uma plataforma de streaming para programadores e é uma grande oportunidade para conhecer outros profissionais, assistir a seus trabalhos e aprender mais. Segundo alguns programadores, estar acompanhado de espectadores disciplina e estimula, não deixando que se perca o foco no que se está fazendo. Você pode até obter patrocínio da empresa para levar seu projeto adiante se seu projeto for muito bom.

 

Coderwall

É uma plataforma de aprendizado colaborativo para desenvolvedores de software aprimorarem seus conhecimentos de programação. Um site onde vários programadores se juntam para dividirem suas realizações e projetos atuais. Você pode fazer parte do Coderwall, compartilhar seu conhecimento e receber feedback. Você ganha uma insígnia para cada projeto concluído.

 

TopCoder

É uma empresa que administra competições de programação. O site faz competições de algoritmos online, as SRM (Single Round Matches), além de competições semanais em design e desenvolvimento. Os softwares produzidos são licenciados para lucro pelo TopCoder e os competidores envolvidos na criação recebem royalties baseados nessas vendas. A competição não é fácil, mas uma vitória pode ser uma adição maravilhosa para o seu currículo.

 

Fonte: https://goo.gl/HLFQXa

Saiba como começar na área da Manutenção de Computadores

Categoria: blog-pt
Publicado: Segunda, 04 Julho 2016

Blogmanu

 

Ingressar no mercado de trabalho nem sempre é fácil e a pouca idade pode acarretar em muita insegurança na hora de buscar por uma colocação. Uma ótima dica para quem está começando é usar e abusar da facilidade em encontrar informações que possam trazer mais conhecimento para a área de atuação escolhida. Em TI, uma das principais portas de entrada é a manutenção de computadores, nicho bastante concorrido, mas que tem proporcionado boas oportunidades para muitos jovens. Veja algumas dicas para se dar bem!

 

Conquistando os primeiros clientes

Quem já trabalha no ramo de manutenção de computadores sabe muito bem que os melhores clientes são adquiridos através de indicações, porém, quem ainda está iniciando na área precisa correr atrás dos primeiros clientes e demonstrar o seu trabalho. A forma mais eficiente de fazer isso é através da internet: faça um site!

Esse é o ponto básico, onde você poderá expor os seus serviços, valores e telefones de contato. Estude sobre o WordPress e com toda certeza você vai conseguir fazer um site minimamente profissional. 

 

Como atender o seu cliente

O telefone tocou, do outro lado tem um desconhecido com algum tipo de problema. É importante você manter a calma e não se afobar, querendo logo marcar um horário. Deixe o cliente explicar toda a situação, por mais que você saiba do que se trata Afinal, para o cliente o seu problema é único. Depois de escutar, explique o máximo que conseguir para o seu cliente sobre como funciona o seu atendimento. Utilizar a estratégia de não cobrar para fazer o orçamento para o cliente, mesmo na casa/empresa dele é uma estratégia valiosa. Se você trabalhar bem, raramente terá um orçamento recusado e isso ajuda bastante a atrair os primeiros clientes. 

 

Quanto cobrar por seus serviços?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, por vários motivos. Cada cidade tem um custo de vida diferente, o profissional que está começando talvez cobre um pouco mais barato para conseguir formar a sua carteira de clientes e outros. Mas o importante é não prostituir a profissão. Você precisa conhecer quanto custa a sua hora de trabalho para chegar ao preço final, para isso eu vou fazer duas indicações de leitura que muito me ajudaram no início da profissão. 

 

Fidelizar o cliente e conquistar o seu espaço

O passo inicial foi dado, você já sabe como conseguir os primeiros clientes, como atender e como cobrar. Agora o sucesso depende do seu esforço e competência. Um cliente bem atendido com certeza trará novos clientes. Um pós atendimento também ajuda a fidelizar o cliente e conquistar a sua admiração. Após alguns dias ligue ou mande uma mensagem para saber se ficou tudo certo e se colocar a disposição para resolver qualquer problema futuro – pequenos detalhes fazem a diferença.

 

Fonte: https://goo.gl/axUCXN