Portuguese English Spanish

Mas afinal, o que é um App?

Abreviação para Application (Aplicação ou Aplicativo), a sigla App vem aparecendo com cada vez mais constância na mídia e em nosso cotidiano. Mas o que exatamente caracteriza um App? Essencialmente, um Aplicativo é um software que pode ser instalado em algum dispositivo eletrônico para desempenhar tarefas ou auxiliar seu usuário, e geralmente envolvem processamento de dados. Porém, nos últimos anos, a quase incalculável quantidade de Apps que invadiu nossa vida tornou esses programinhas algo um pouco maior do que isso. Passando a definição técnica, um App é basicamente um programa que:
  • Desempenha uma função: não importa a complexidade, se o software desempenha uma função, ele é um aplicativo. A Calculadora do seu celular, por exemplo, é um App que realiza operações matemáticas.
  • Processa dados em informações: A maioria dos Apps têm foco em agilizar o acesso do usuário à informações. Um bom exemplo é o App Foursquare, que permite procurar serviços como restaurantes, bares, cinemas, casas noturnas e diversos outros serviços urbanos baseado na localização geográfica do usuário.
  • Organiza ou Facilita atividades: outro foco dos Apps é facilitar o dia a dia do usuário. Existem Apps que organizam múltiplas agendas, ou até alguns que automaticamente sugerem roteiros de viagens com paradas programadas.
Muitas empresas já perceberam o poder dos Apps e passaram a investir neste tipo de suporte para a divulgação dos seus produtos e serviços. Um dos casos de sucesso é o App que a Pizza Hut lançou para que seus clientes encomendassem suas pizzas online. Esta aplicação permite escolher desde o tamanho, os ingredientes e até a disposição dos mesmos sobre a pizza, o que agilizou e facilitou o sistema de pedidos tanto para os restaurantes da rede quanto para os consumidores. Voltando à nossa discussão inicial, muito mais do que um software, um App é uma ideia de inovação transformada em uma ferramenta digital. No mundo da criação de Apps, criatividade e olhar crítico são qualidades indispensáveis.

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Pesquisar